5
OnePlus 8 Series (O tópico de discussão em Português)

1. youbi
    Marshmallow Assistant Head Moderator Aug 11, 2020

youbi , Aug 11, 2020 :
    Pois, é como eu. As primeiras versões das coisas são sempre um pouco mais instáveis, por isso prefiro esperar um pouco. :sweatsmile:

Quando vier a open beta então sim, é como dizes, já quase não se nota a diferença para as stables. :D

PeaceMaker_K2 likes this.
  2. PeaceMaker_K2
    Froyo Aug 11, 2020

PeaceMaker_K2 , Aug 11, 2020 :
    Espero que não demore, há pelo menos 2 ou 3 funcionalidades que quero bastante.

O display sempre ligado quero testar, ver como é a vida da bateria.

Mas o Auto-dark mode (claro durante o dia e escuro à noite), dá muito jeito, é uma das coisas que achei que o iOS implementou bastante bem e fico contente que tenha chegado ao Android também.

youbi likes this.
  3. OPD
    Gingerbread Sep 5, 2020

OPD , Sep 5, 2020 :
    Bem... E cá estou eu uma vez mais.

Desta vez acabei ficando com o oneplus 8 (não PRO). Já tinha desistido da oneplus, mas surgiu a oportunidade de conseguir um 8 por um preço bastante abaixo do que a oneplus pede por ele, e portanto lá avancei :)

Vamos lá ver como se vai comportar nos próximos meses.

Helder_DAlmeida and youbi like this.
  4. youbi
    Marshmallow Assistant Head Moderator Sep 7, 2020

youbi , Sep 7, 2020 :
    Eh eh, não está fácil. :p

Então e que tal se está a portar o op8? Compraste na amazon? De vez em quanto já vão aparecendo alguns preços bem interessantes por lá.

OPD and Helder_DAlmeida like this.
  5. OPD
    Gingerbread Sep 7, 2020

OPD , Sep 7, 2020 :
    Sim, foi na amazon.

Epah o ecrã continua a não ser "perfeito" mas tive a oportunidade de testar outros 8 bem piores, portanto até não está mau lol

De resto, a GCam faz maravilhas em relação à camara da oneplus, não só a nivel da calibração de cores e fotos noturnas, como a nivel de definição. A única coisa que me impressionou "pela negativa" é o facto de não poder escolher o modo de rede para o SIM2 (que não é o SIM predefinido de dados), pois é uma opção tão básica que sempre existiu nos DUAL SIM que utilizei, mesmo na altura do Jelly Bean, mas que falta no OxygenOS (acabo por ficar com o SIM2 em 3G, quando podia estar em 2G que tem muito melhor cobertura onde estou a maior parte do tempo, acabando por poupar bateria...).

Mas pronto, pelo preço, está excelente ;)

youbi and Helder_DAlmeida like this.
  6. Helder_DAlmeida
    Lollipop Sep 7, 2020

Helder_DAlmeida , Sep 7, 2020 :
    Boa sorte 🍀!

OPD likes this.
  7. youbi
    Marshmallow Assistant Head Moderator Sep 8, 2020

youbi , Sep 8, 2020 :
    No fundo acho que o teu principal problema acaba por ser com a tecnologia Amoled actual. :D :p A verdade é que para quem gosta de ver as coisas no telefone em espaços completamente escuros os amoled ainda acabam por sofrer um pouco a muito baixa luminosidade. :sweatsmile:

Ando à uma série de tempo para instalar a gcam no op8 pro e acabo sempre por deixar andar e depois esqueço-me. :sweatsmile: Bem lembrado, a ver se testo isso para ver como se compara no op8 pro. No passado já tive em alguns telefones mas certas incopatibilidades em alguns modos acabava por me chatear um pouco e deixava de a usar.

Por acaso isso é daquelas coisas que nunca reparei se dava ou não, nunca se colocou a questão no meu caso. Actualmente até já só ando com um sim. Sem tempos andava com um segundo para dados, mas actualmente já não se justifica e os 7gb que tenho no cartão principal dão para os gastos.

Podes sempre deixar a sugestão a community app. Quem sabe eles implementam isso entretanto.

Helder_DAlmeida and OPD like this.
  8. OPD
    Gingerbread Sep 8, 2020

OPD , Sep 8, 2020 :
    Não de todo. Os problemas que tenho encontrado apesar de serem "típicos dos AMOLED" costumam ser bem mais pronunciados na oneplus que noutros fabricantes, parece que a qualidade dos paineis é inferior honestamente (e não é só em baixos níveis de luminosidade)... Ou então é mesmo estes paineis AMOLED com taxas de atualização mais elevadas que ainda precisam amadurecer...

A diferença é bastante grande tanto em cores como em definição. A calibração de cores com a GCAM é muito correta, muito bem calibrada (pelo menos com o perfil que tenho), já a oneplus tende a falhar bastante.

Inicialmente não estava com grandes expectativas, e até te digo que quando via as fotos no telemóvel, muitas das vezes acabava por gostar mais das tiradas com a app da oneplus, no entanto, depois de testar propositadamente e de ver todos os samples no PC, mudei completamente de opinião.

Não testei o vídeo, nesse aspecto não sei qual é o melhor.

Se quiseres mando te o link para o apk e perfil por PM ;)

Eu uso 2 SIMs não por questões de dados, mas porque um é pessoal e outro de trabalho, se não fosse isso também só usaria 1 porque os dados são mais que suficientes. Já dei algumas sugestões, mas não obtive respostas... Dada a quantidade de posts que o forum tem (muitos deles mal formatados pois qualquer user pode lá postar) penso que as minhas sugestões nunca vão chegar a quem possa fazer algo em relação a isso. É muito complicado, até diria, impossível, gerir a quantidade de posts que é feita por lá...

E verdade seja dita, também não perdi muito tempo a fazer essas sugestões, dado que logo à partida sabia que o mais provável era nunca serem vistas. Ainda assim, estão lá... Quem sabe algum dia alguém "importante" veja :D

---

Tenho de ver se perco uns minutos para flashar o novo OxygenOS (DP4) um dia destes :D

Last edited: Sep 8, 2020

youbi likes this.
  9. PeaceMaker_K2
    Froyo Sep 16, 2020

PeaceMaker_K2 , Sep 16, 2020 :
    +1 para a Gcam, faz "milagres" pela camera do meu OP8.
    Então modo noturno, gosto muito mais.

Também me aconteceu isso de inicialmente gostar mais de algumas fotos da app do oneplus, mas depois de passar tudo para um ecrã maior, as diferenças são mais evidentes.

OPD likes this.
  10. OPD
    Gingerbread Sep 17, 2020

OPD , Sep 17, 2020 :
    Exactamente! :)

11. PeaceMaker_K2
    Froyo Sep 17, 2020

PeaceMaker_K2 , Sep 17, 2020 :
    Então e já há alguém a testar a beta do 11?
    Ando vai não vai para instalar.
    Mas já ouvi relatos de uns problemazitos na reprodução da cor em luminosidade baixa e assim.

youbi likes this.
  12. youbi
    Marshmallow Assistant Head Moderator Sep 18, 2020

youbi , Sep 18, 2020 :
    Por aqui tem estado tudo a funcionar ok. A bateria não está ao nível do android 10 ainda mas de resto estou a gostar do que tenho visto. :)

PeaceMaker_K2 likes this.
  13. OPD
    Gingerbread Sep 19, 2020

OPD , Sep 19, 2020 :
    Eu reverti pois tinha alguns problemas, especialmente o 1º que foi o quem me fez dar rollback.

1- Existem uma enorme diferença entre a calibração de cores a 60Hz e 90Hz. Isto não é do meu ecrã, pois com o OxygenOS 10 não acontece. Deixo exemplo entre 20% de brilho e 90Hz com ambas as versões do OOS:

Oxygen OS 10 a 90Hz: https://i.imgur.com/cj8BtrH.jpg

Oxygen OS 11 a 90Hz: https://i.imgur.com/i8WJ6ri.jpg

Como podem ver, no OOS11, com a mesma configuração de ecrã, não é possível distinguir a cor verde das mensagens no whatsapp. Tudo se torna preto basicamente... Isto é principalmente notável abaixo de 20% de brilho, e torna bastante difícil ver as coisas no ecrã nesses níveis de brilho.

2 - Os Hz mudam de 90 para 60 quando um teclado é aberto. Percebo que seja um comportamento esperado para poupar bateria, mas como a diferença de cores entre os refresh rate é tão alta, acaba por ser bastante notável o salto de cores quando abrimos o teclado.

3 - Baseando me que a oneplus tenta ter um refresh rate adaptativo para poupança de bateria, não faz sentido o AOD "correr" a 90Hz, é contra produtivo.

14. PeaceMaker_K2
    Froyo Sep 23, 2020

PeaceMaker_K2 , Sep 23, 2020 :
    Sim, esse black crush é horrivel, nunca experienciei isso no 10.

Mas diferenças na cor entre 60hz e 90hz também acontecem no 10, nota-se por ex no instagram quando em modo noturno, quando se para de fazer scrol, passado 1 ou 2 segundos há uma ligeira alteração na cor de fundo, que corresponde à passagem dos 90 para os 60.

15. OPD
    Gingerbread Sep 23, 2020

OPD , via OnePlus 8 , Sep 23, 2020 :
    Pois, mas a diferença agora é infinitamente mais notável.

16. PeaceMaker_K2
    Froyo Sep 23, 2020

PeaceMaker_K2 , via OnePlus 8 , Sep 23, 2020 :
    Atualiza para a beta 2 e vê se melhora (saiu hoje), apesar de na changelog não falarem nisso.

17. OPD
    Gingerbread Sep 23, 2020

18. PeaceMaker_K2
    Froyo Sep 24, 2020

PeaceMaker_K2 , via OnePlus 8 , Sep 24, 2020 :
    Acabei de instalar a beta 2 do 11. Parece me estar ok.
    Onde é aquele menu? Para fazer o mesmo teste que tu.

19. OPD
    Gingerbread Sep 24, 2020

OPD , via OnePlus 8 , Sep 24, 2020 :
    Eu usei como exemplo o WhatsApp. A 20% de brilho, consegues ver a cor verde?

Basta abrires uma conversa WhatsApp, por exemplo.

20. PeaceMaker_K2
    Froyo Sep 24, 2020

PeaceMaker_K2 , via OnePlus 8 , Sep 24, 2020 :
    Sim, acabei de testar, consigo sempre ver a tonalidade verde sem problemas.

Tens o Dc dimming ativado?