4
OnePlus One vs iPhone 6 - teste/comparação vídeo

1. ricardouk
    Ice Cream Sandwich Feb 26, 2016

ricardouk , Feb 26, 2016 :
    Boa noite

Tive um colega no trabalho que me pediu para formatar/actualizar um iphone 6 e aproveitei e fiz uma comparação entre as capacidades vídeo/foto, é "um teste" rudimentar sem grandes conhecimentos cientificos etc, o tempo não permitiu fazer muita coisa...falta adicionar a comparação das fotos, amanhã ou domingo adiciono.

situações que comparei:
    slowmotion - 720p a 120fps e 240fps, os 240fps no opo são edição visto o opo não suportar.
    gravação vídeo normal 1080p e 720p a 30fps

Na minha opinião depois dos testes considero a qualidade vídeo do OPO melhor, o iphone tem estabilização mas é mesmo só essa a "vantagem", pareceu-me que a estabilização vídeo dá um visual artificial aos vídeos do iphone ou se calhar sou eu que vejo mal lol.

iphone - 600 euros
    OnePlus one - 250 euros

a chuva infelizmente limitou em muito os testes.

2. pikota
    Marshmallow Feb 26, 2016

pikota , Feb 26, 2016 :
    Bom video, gostei bastante.
    Na realidade, ambos parecem bastante semelhantes.
    Filmas-te com que APP no OnePlus One?

3. ricardouk
    Ice Cream Sandwich Mar 1, 2016

ricardouk , Mar 1, 2016 :
    @pikota desculpa a resposta tardia, muito ocupado nestes últimos dias, utilizei a camaranext para ser uma comparação com software "nativo", para mim os vídeos do oneplus têm mais detalhe...tive i iphone6 durante um dia e devido á chuva não consegui fazer um teste mais a fundo.

oneplus one - 16:9 modo standart
    normal.jpg

Modo HDR
    normal.jpg

iphone6 - não é possivel especificar o "aspect ratio" (16:9 ou 4:3) ou resoluções, só tem 8 megapixeis
    normal:
    iphone1.JPG
    modo HDR
    iphone2.JPG

Attached Files:

pikota likes this.
  4. DiagoJota
    Gingerbread Mar 1, 2016

DiagoJota , Mar 1, 2016 :
    @ricardouk , não me leves a mal, mas ter um iPhone 6 durante um dia e abrir uma thread a fazer comparações com o One é um sacrilégio! :rolleyes: Ou mesmo um descaramento!
    Ainda por cima um teste sempre nas mesmas condições de luz, distância de focagem, etc... Já me fazes lembrar as campanhas dos políticos quando escolhem o melhor ângulo do candidato!

Obviamente que quando comparas um OP One com o iPhone 6, estás a esquecer-te de centenas de testes que entretanto foram feitos com algum rigor e com provas, e dizem que o iPhone 6 tem umas das melhores câmeras em smartphones e a OnePlus tem câmeras medianas...

Já agora imagina veres um filme de 2 horas com os "tremeliques", ou falta de estabilização do One (o X ainda é pior, esse dá pulos). Que dor de cabeça! Da próxima vez experimenta filmar em diversos ambientes, tudo de seguida e depois passa os filmes numa tv de por ex 55". Garanto que te vais arrepender de ter aberto esta thread ;)

Eu tive um One durante um ano e posso-te dizer que preferia tirar fotos e gravar vídeos com um HTC One M7 ou com um iPhone 5 do que com o OP One. Foi uma das razões, mas não a única, porque o "despachei".

Só te posso dar razão num aspeto, o "teste é" mesmo "rudimentar" daí não te poder dar sequer argumentos, nem sequer vestígios, para a conclusão que tiras: "Na minha opinião depois dos testes considero a qualidade vídeo do OPO melhor, o iPhone tem estabilização mas é mesmo só essa a "vantagem".
    Eu diria mais, e depois de UM ANO de iPhone 6 e de ter comprado e usado os três OPlus, que este mete as fotos e os vídeos de qualquer um dos OP a um canto, mas com muita distância... Neste momento tenho o X e nem o utilizo para fotos ou vídeo, ou uso apenas para testes ou como recurso em "cenas" de menor importância.

Eu volto a repetir: Só porque uma coisa é nossa, não temos que a tentar vender como se fosse a melhor coisa do mundo. Sejamos realistas, e acima de tudo honestos com quem vai comprar a seguir. Podemos gostar muito do que é nosso, e dar-lhe valor, mas temos que ter o mesmo tempo de contacto com algo diferente para poder fazer uma escolha acertada, afinal não ganhamos nada em fazer Pub a marcas que não nos dão nada a ganhar, sejam elas quais forem...

A OnePlus é boa enquanto:
    1. for mais barata que a concorrência (não acontece no X);
    2. tiver alguma qualidade (não existem OP's com características 100% topo de gama (nem perto disso);
    3. for possível a escolha de ROM's sem perder a garantia.
    4. tiver atualizações rápidas para correção de "bugs" (Oxygen);
    4. tiver um serviço ao cliente decente.

Quando perder qualquer uma ou duas dessas características, não vende mais NADA! Ou então tem que mudar muita quanto à qualidade GERAL dos equipamentos/software.

AloCubano likes this.
  5. pikota
    Marshmallow Mar 1, 2016

pikota , Mar 1, 2016 :
    Concordo inteiramente contigo quando referes que a qualidade de fotografia e video do iPhone é um pouco superior, estás é a esquecer-te que o iPhone 6 (já nem falo do 6 plus) custa mais do dobre de um OnePlus One.

A qualidade de fotografia do OnePlus One ou Two não é má, simplesmente a camera do iPhone é bem mais amiga do utilizador do que a do OnePlus One por exemplo, agora pega num fotografo que perceba de fotografia e pede-lhe para tirar uma com o iPhone e outra com um OnePlus One e no fim compara-as e vê as diferenças.

Gostaria que me dissesses por exemplo quantos equipamentos lançados entre 300/400 euros são superiores ao OnePlus One e OnePlus Two, mesmo lançados hoje em dia.

EDIT: Se para tirar fotografias é só apontar e disparar, nisso o iPhone ganha como já te expliquei em cima, se for por um profissional não acredito que haja assim muitas diferenças, até podes é ficar pasmado com os resultados. :)

6. ricardouk

ricardouk , Mar 1, 2016 :
    Tal como disse ao inicio...o teste é rudimentar e utilizei as apps nativas.... Eu comprei o opo como algo intermediário antes de comprar uma câmara boa...na altura bom preço com boa qualidade...não posso comparar com htc porque não tenho um...tal como disse só o tive um dia e as condições climatéricas não ajudaram...não percebo o teu "rant" quando expliquei isso tudo...

Tendo em conta o que testei encontro mais detalhe nos videos do oneplus quando gravados com a APP nativa comparado com o iPhone 6...não Sei se detalhes é a palavra correcta mas parece mais real...

Não tive hipótese de tirar com outras apps no iPhone porque não tinha conta da store...

Foi um teste simples

7. DiagoJota
    Gingerbread Mar 1, 2016

Olha! Olha! ;)
    Por isso é que disse no fim e coloquei em primeiro:
    "A OnePlus é boa enquanto:
    1. for mais barata que a concorrência (não acontece no X);"

Mas o teste não fazia referencia aos preços. Obviamente, quando compramos o OnePlus, o preço é uma das cosias que joga a favor.

Quanto aos fotógrafos (ainda sou daqueles que não acredita que um bom fotografo, que gosta mesmo de fotografia, use smartphones, o prazer está nas máquinas, objetivas, etc...), obviamente fazem "milagres" com enquadramentos, efeitos, etc... mas fazem-no com qualquer smartphone, não te esqueças que tanto para iPhone como para qualquer Android existe software que te permite ter mais liberdade com a "camera"... ;)
    Mas se fizeres uma procura vais ver que os grandes fotógrafos preferem o ambiente OSX e iOS... eles lá sabem porquê!

OnniXx likes this.
  8. ricardouk

9. DiagoJota
    Gingerbread Mar 1, 2016

Ok! Tudo bem, só acho que não faz grande sentido essa comparação. Estão mesmo em campeonatos diferentes...
    Se tivesses mais tempo com ele na mão ias perceber as diferenças. Acho que, tal como eu, encostavas a camera do One de vez.... :) Acredita! E olha que não tenho nada de fanboy de nada (gostava mesmo que a OnePlus fizesse a diferença). Mesmo de nada! :p

Como diz o @pikota... até pela diferença de preço!

10. pikota
    Marshmallow Mar 1, 2016

pikota , Mar 1, 2016 :
    O teste não faz referência ao preço, mas os equipamentos testados têm valores completamente diferentes.

É óbvio que um fotógrafo de profissão não usa smartphones para fotografar, o que te estou a tentar dizer é que uma pessoa como eu que poucos e nenhuns conhecimentos tem, se me deres uma DSLR para a mão e um fotografo com o meu OnePlus One, ele vai tirar melhores fotos do que eu, sem dúvida.

Isso dos grandes fotógrafos preferirem ambiente OSX, é pela simples razão de ser muito mais "fácil" e "rápido" fazer tratamento de imagem, o que já começa a mudar, nada tem a ver com o iPhone.

Eu já tive diversos iPhones, há uns anos comprava equipamentos para os testar, não digo que o iPhone é fraco porque não o é, mas estamos a falar de equipamentos com valores e sistemas muito diferentes.
    Agora que o OnePlus One ou Two é bom para o preço e especificações que tem isso ninguem pode dizer o contrário, e faz ver às grandas marcas como Apple e Samsung.

11. DiagoJota
    Gingerbread Mar 1, 2016

@pikota verdade que no geral faz ver a essas marcas, e ainda bem, mas no que toca a cameras não! A samsung e apple estão a léguas.

O ambiente OSX continua a ser o preferido de fotógrafos e "artistas" em geral, já há mais de uma década que se diz que tem mudado, mas não tem. Eles continuam a preferir o OSX pelos motivos que falas e pela qualidade dos computadores em si (incluído monitores). Ok, mais uma vez podemos falar de preço, mas é assim, que tem tem dedos é que toca guitarra, ou seja, quem tem guita pode escolher o que mais lhe facilita a vida... :)

Quando referia iPhone tem a ver, não sei se é pura propaganda, com o uso do iPhone em diversos artigos por fotógrafos profissionais e o assumir dos principais fotógrafos a preferência pelo iPhone, Já li muitos artigos sobre isso. Se é moda, ou para ter boa imagem isso já não sei. Continuo a dizer que eles querem é mexer nas suas fantásticas dslr ;)

Agora que fazem milagres com os smatphones, lá isso fazem... mas para além de saber tirar fotos, também perdem muito tempo a tirar centenas ou milhares de fotos ( não é à primeira), e depois a usar o software especifico, coisa que o comum dos mortais não faz!

12. ricardouk
    Ice Cream Sandwich Mar 2, 2016

ricardouk , Mar 2, 2016 :
    Boa noite, agora depois do trabalho e com a barriga cheia eheheh já estou mais á vontade para responder com mais calma.

acho que já respondi a isso, o tempo estava mau, pouco tempo para testar mais situações, era um teste simples sem grandes conhecimentos "cientificos"

Mais de 90% das vezes que uso o OPO para vídeos uso um tripé, a qualidade do vídeo numa tv led de 42' é muito boa, tal como disse ao inicio na situação que testei o vídeo do OPO pareceu-me melhor/mais detalhado que o do Iphone6, talvez noutras situações que tivésse oportunidade de testar seria ao contrário, mas nesta para mim o vídeo do OPO em detalhe é melhor, a estabilização é fraca mas eu uso tripé a maior parte das vezes.

Não tenho um desses para testar,

podias fazer uns testezitos para o pessoal :) se tiveres tempo claro.

Eu não disse que o OPO era o melhor de todos, disse que no teste rudimentar, sem grandes conhecimentos e na situação especifica o OPO parece melhor...para mim a qualidade vista na tv é melhor...para mim...os outros podem ter outra opinião...mas nunca insinuei que o OPO era o melhor de todos.

Na altura que comprei o OPO precisava de comprar um telemovel mas tambem queria ter uma boa câmara para entrar no mundo 1080p...como o orçamento era apertado decidi comprar um telemóvel com essas caracteristicas dentro do meu budget...na altura havia os umi zeros etc etc mas não queria MTK's e depois de muita pesquisa e falar com um colega que tinha um e achei que era uma boa aposta na altura e...não estou arrependido da escolha...óptima qualidade/comunidade/roms e boa qualidade vídeo...não tem estabilizaçao mas para situações complicadas uso tripé...

Vou ver consigo convencer o meu colega a emprestar o iphone por 1 dia ou 2 quando o tempo melhorar para testar mais situações/cenários.

Para este uso semi domestico/pro que uso o OPO para mim foi uma excelente escolha... quando tiver oportunidade para comprar algo profissional não vai um iphone ou HTC...e quem usa um iphone mais tarde ou mais cedo faz um upgrade para fora do mundo dos smartphones...e é neste cenário especifico/intermediário/budget que o OPO foi uma escolha 5*...bom telemovel, boa câmara sem gastar mais que o ordenado minimo.

Fiqem bem e espero que não levem a mal qualquer coisa

13. PCesar.Cercal
    KitKat Mar 2, 2016

PCesar.Cercal , Mar 2, 2016 :
    Não stresses, o OPO é melhor que qualquer outro, daí existir este fórum com estes opinianos tão diferentes, mas tão iguais. ;);)

14. ricardouk
    Ice Cream Sandwich Mar 13, 2016

ricardouk , Mar 13, 2016 :
    Boa tarde oponianos(as), tal como o outro "teste" este foi feito ás "5 pancadas" num tempito livre que tive...agora com sol...infelizmente tinha uma rom que não era compativel com a camaranextmod que uso no dia a dia, tive de utilizar a snapdragon camera...não vou dizer a minha opinião... por enquanto"...vejam os vídeos...a unica edição feita foi a adição de legendas e conversão de vídeo utilizando o x264 a 25Mbps em todas as situações...720p@30fps, 1080@30fps e 1080@60fps (a snapdragon utiliza um método qualquer para filmar a 60fps...

720p@30fps

1080p@30fps

1080p@60fps

Last edited: Mar 13, 2016

pikota likes this.
  15. pikota
    Marshmallow Mar 19, 2016

pikota , Mar 19, 2016 :
    Nestes vídeos, a qualidade do OnePlus One parece-me melhor que a do iPhone. :)

16. ricardouk
    Ice Cream Sandwich Mar 21, 2016

ricardouk , Mar 21, 2016 :
    @pikota
    Para mim a qualidade é melhor, eu tinha visto/lido reviews onde diziam que a qualidade vídeo do iphone6 era melhor que a do Oneplus one e nem me "aqueceu/arrefeceu " esse facto, só quando tive oportunidade de testar os 2 em situações iguais é que reparei que não era bem assim...pelo menos para mim...gostava que mais pessoas dessam uma opinião...

a única situação em que o iphone foi melhor que o oneplus one foi em "movimento", no teste o vídeo do iphone 6 é mais estável, na minha opinião o video do iphone ficou melhor mas perdeu detalhe, o vídeo do oneplus one ficou mais tremido mas noto mais detalhe na imagem, não sei explicar....no vídeo o percurso que fiz com o OPO era mais "acidentado".

Parece que o youtube teve dificuldade em converter este vídeo, muitos macro blocks que não estão nos originais, quando puder coloco o original... @youbi há novidadees quanto ao hotlink/embed de vídeos sem reconversão de youtube etc etc?

video "original"...melhor qualidade
    https://cld.pt/dl/download/8c11e2d5-2ee8-4b83-87cb-bbe1377c0731/0001.mp4

Last edited: Mar 21, 2016

pikota likes this.
  17. Mjjferreira
    Ice Cream Sandwich Mar 28, 2016

Mjjferreira , Mar 28, 2016 :
    Na minha opinião nem tem comparação.

Os 1080p 60fps do OPO são nativos? (ou tem tweaks na ROM)

Um tlm de 250€ não faz milagres...ainda que bom.

Nota: Já tive tanto o OPO como o iPhone 6.

Last edited: Mar 29, 2016