10
[OP5 e OP5T] O tópico para as duvidas/problemas com o vosso Oneplus 5/T

1. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Jul 20, 2018

youbi, Jul 20, 2018 :
    Que velocidades consegues? Estás a falar do ultimo update beta ou estável?

Já testaste outro cartão no op5 (da mesma rede e se possivel de outra rede) para ver se acontece o mesmo?

A verdade é que é o primeiro relato que vejo aqui com essa situação.

A_S_O likes this.
  2. A_S_O Cupcake Jul 20, 2018

A_S_O, Jul 20, 2018 :
    Boas, estou a falar do último update estável disponibilizado para pt, mas poderá ser coincidência e NOS estar a despachar-me por não conseguir detectar/resolver o problema. Tenho velocidades tipo 300 Kbps e ping acima de 1000 ms. Vou tentar testar noutra rede.

Cumps

3. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Jul 20, 2018

youbi, Jul 20, 2018 :
    Pois, é estranho. Testa com outros cartões para ver se notas diferenças, assim dá para perceber melhor a possivel origem. :)

A_S_O likes this.
  4. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Jul 31, 2018

Last edited: Jul 31, 2018

5. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 1, 2018

youbi, Aug 1, 2018 :

Por que dizes que não notas diferenças nenhumas? Pelo menos pelo change log parece que teve várias melhorias. As fotos pelo que tenho ouvido melhoraram, não notaste nada?

E em que sentido achas que está a ser deixado um pouco de lado, o que sentes falta no equipamento?

Já sobre o update, não aparece no site porque ainda não foi feito o rollout completo, mas já foi anunciado o update na ultima sexta.

Castro13 and tema84 like this.
  6. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 2, 2018

BrunoNRG, Aug 2, 2018 :
    Precisamente por isso, não noto mesmo diferença nenhuma na camera, uso outra aplicação tanto de mensagens (Textra) como de galeria (QuickPic), pode não ser o caso de outros utilizadores mas eu, normalmente, durmo e carrego o meu OP5 durante a noite, por isso optimizar o consumo de bateria enquanto tenho o telemóvel ligado ao carregador não faz muito sentido.

Resumindo, tirando o patch de segurança, que é algo que não se vê, para mim, depois de um update de 1.6gb seriam de esperar mudanças bem notórias, mas não se nota rigorosamente nada.

Nem será tanto o "sentir falta", mas sim o facto de quase tudo aquilo que tem sido novidade nas ultimas versões beta desde sei lá quando, nunca mais chegar às versões finais / stable, as ultimas versões da aplicação de camera da OnePlus há muito que trazem a Google Lens, e a que acompanha a actualização continua a não trazer (não me venham dizer que é limitação de hardware...), a possibilidade de escolher uma cor de acento personalizada (só se fala disto quase desde o lançamento do OP5...) mais uma vez foi deixada de lado assim como o Project Treble, só para enumerar algumas...

Perguntei porque podia ser mais uma daquelas actualizações que são lançadas e depois descobrem um "31" a meio do caminho, e são canceladas, como já aconteceu anteriormente.

7. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 2, 2018

youbi, Aug 2, 2018 :
    O que tenho ouvido de alguns é que notaram melhorias nas fotos, não me recordo é se é em situações em particular. Mas é uma questão de ires testando.

O patch de segurança são daquelas coisas que não se vê mas é sempre bom vê-los chegar. :D

Eu acho que estás é com vontade de testar uma das betas. :D

A verdade é que as coisas demoram sempre a passar das betas para o stable, mas entretanto lá devem vir.

Já sobre o tamanho do update, será que não poderá também já estar relacionado com o treble, sei que por exemplo nas betas houve um update antes para preparar as coisas para o seguinte que já veio com o treble e que tinha que se instalar antes.

Até ver acho que não.

E já que falei de betas, parece que hoje têm mais uma disponível. :)

Aqui ficam as novidades

BrunoNRG and Castro13 like this.
  8. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 6, 2018

BrunoNRG, Aug 6, 2018 :
    Desde este o último update stable que noto que o OP5 aquece bastante, mais ou menos ao centro, tanto na zona do ecrã como na traseira, não instalei nada de novo (apenas actualizações das apps feitas pelo Google Play) e já limpei a cache no recovery...

9. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 7, 2018

youbi, Aug 7, 2018 :
    Não será apenas impressão, especialmente por causa das temperaturas extremas que estiveram nestes ultimos dias?

Não sei como foi por onde moras, mas com os 46ºc à sombra que algums sítios tiveram estes dias não foi fácil. :weary:

Usas alguma capa no telefone?

BrunoNRG likes this.
  10. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 7, 2018

BrunoNRG, Aug 7, 2018 :
    É possível, vivo no distrito de Santarém mas devido ao trabalho ando um pouco pelo país todo, por acaso hoje tá mais fresco e ainda não dei conta de ele aquecer, mas ontem tava mesmo a ferver.

Vamos ver como se porta nos próximos dias ;)

youbi likes this.
  11. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 13, 2018

youbi, Aug 13, 2018 :
    Mais um update beta disponivel para o 5/T, aqui ficam as novidades. :)

pikota and tema84 like this.
  12. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 21, 2018

youbi, Aug 21, 2018 :
    Mais um update para o 5/t acaba de sair do forno. Aqui ficam as novidades:

tema84, dmtsilva81 and Cheetosdust like this.
  13. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 22, 2018

BrunoNRG, Aug 22, 2018 :
    @youbi

Esse update já está disponível em que país? É que já experimentei todas as localizações possíveis por VPN (Incluindo Canadá east e west) e nenhuma dá acesso à actualização que, segundo o changelog, (mais uma vez) trás muito pouco de novo...

Tou mesmo a ver que, as alterações que eu (e provavelmente muitos outros) mais gostaria de ver disponíveis num update stable, só vão ser lançadas quando o OP5 já estiver para lá de meio do tempo de vida útil, no meu caso costumo trocar de telemóvel a cada 2 / 3 anos.

14. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 23, 2018

youbi, Aug 23, 2018 :
    Eles mudaram a forma de distribuição, deixou de ser baseado em regiões, logo VPN's já não vale de nada. A solução é mesmo ou esperar ou então arranjar o zip.

Já sobre o update, sim, não trás muitas novidades, mas as que vêm são bem vindas, o não ter que carregar no visto depois de meter o codigo é util e os updates de segurança mais recentes são sempre essenciais. :)

Estás a falar de quais? As alterações de UI?

BrunoNRG likes this.
  15. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 23, 2018

16. scp41 KitKat Aug 23, 2018

scp41, Aug 23, 2018 :
    O 5T vai ser um flop como o OP2 e como oneplus X .
    Atualizações da treta como sempre.

BrunoNRG likes this.
  17. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 23, 2018

BrunoNRG, Aug 23, 2018 :
    Mais um update de 1613mb (OxygenOS 5.1.5) apenas para alterar o método de confirmação do pin e actualizar o patch de segurança (mal posso esperar... :D), o anterior tinha quase o mesmo tamanho, e as alterações também foram qualquer coisa que nunca se notou, cada vez mais acho que isto entrou num ciclo vicioso (de nunca apresentar nada de novo) e de se actualizar apenas sob o pretexto de ter saído um outro patch de segurança.

Os telefones da OnePlus, muito devido ao sistema ("o nosso equipamento é top, mas é mesmo só agora, daqui a 6 meses já não presta, por isso vamos ter de fazer outro novo..." Acho que alguém na OnePlus tem problemas de auto estima... :eek:) de lançamento de 2 topos de gama por ano, e por isso "envelhecem" e são esquecidos cada vez mais depressa, quem perde com isso é sempre o mesmo, e que tal começarem a lançar as versões "T" ao mesmo tempo que as versões "normais", pelo menos assim o consumidor tem a possibilidade de escolher, sem se sentir enganado pela marca, é só uma ideia... :rolleyes:

O OP5 é um telefone com pouco mais de 1 ano de idade, onde se experimenta muito (será que têm estagiários pra brincar com as rutes e as roms? :p) mas apenas no que diz respeito a updates do programa beta (que é como quem diz, usem por vossa conta e risco, mas se correr mal, tão futricados), e depois passar isso para as versões stable, tá quieto, tal é a confiança no trabalho que fazem... :confused:

Outra situação que reflecte perfeitamente o quanto a OnePlus é desleixada nestas coisas, é o facto de já nem sequer se darem ao trabalho de fazerem updates distintos para o OP5 e para o OP5T, se o OP5 não tem notch / queixo / monoçelha, etc, porque raio é que eu tenho de gramar com aquele buraco / espaço no ecrã de notificações, é que se já existisse project treble nestes equipamentos, até percebia o motivo, mas assim.... será que não deu muito mais trabalho fazer dois equipamentos diferentes (eu sei que tirando as cameras e o ecrã o hardware é igual, mas mesmo assim não é desculpa)... mas agora a preguicite é tanta que já é demasiado cansativo fazer updates específicos e adequados a cada um dos equipamentos? É que isto é mesmo atitude de quem se está a borrifar, e se já agora é assim, quando daqui a uns mesitos sair o OP6T imagino.... o_O

Last edited: Aug 23, 2018

scp41 likes this.
  18. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 24, 2018

youbi, Aug 24, 2018 :
    A verdade é que o novo UI é um "work in progress" e ainda não está finalizado e ainda estão a usar o feedback dos users do programa beta para melhorar o mesmo. Por isso que ainda não está nem no op5/t nem no op6.

Acredito que o mais provável é sair a versao final stable quando sair os vários updates do Android P.

Felizmente esses dias já lá vão e o programa de suporte da OnePlus vai até 3 anos (pelo menos 2 anos de updates maiores e mais um de updates de segurança)

https://forums.oneplus.com/threads/oneplus-software-maintenance-schedule.862347/

E a verdade é que no caso do op3 até vai ser mais que isso já que vai ter o update P.

Sim, já falamos muitas vezes disso, a Oneplus esteve muito mal no inicio e o op2 foi quem mais sofreu com isso. Mas a verdade é que desde o op3 as coisas mudaram completamente e a prova disso é o suporte que os telefones têm tido, não são apenas palavras e promessas, neste momento é a realidade. ;)

O que achas que fazia falta neste update para o 5T e que não veio?

Imagino que isso do tamanho tenha haver com o suporte treble e a sua preparação.

Em principio isso é muito bonito, mas quando toda a gente no mundo android anda a lançar pelo menos dois flaghships por ano quem não o fizesse ficava obviamente para trás nas novidades. Assim ou começava com preços muito altos e depois ia baixando para se manter competitivo ou então via os possíveis interessados a optar por outro modelo com as mais recentes novidades.

O ciclo actual do mercado é este, e apenas a Apple escapa porque apenas competem com eles próprios no mundo IOS.

Os testes de UI são normais e são feitos nas betas, não é nada de mais e a verdade é que muitas vezes nem acabam por chegar ás versões estáveis se o feedback não convencer.

No fundo é para isso que existe o programa beta, e quem gosta de testar tudo e de ter sempre novidades é melhor passar para o programa beta.

Isso no fundo foi apenas uniformizar o UI entre os vários equipamentos. Acaba por ser normal as marcas fazerem isso.

19. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 24, 2018

BrunoNRG, Aug 24, 2018 :
    @youbi

Parece que afinal, com este novo update, já temos Project Treble no 5/5T, acho que era importante a OnePlus mencionar isso no changelog, digo eu... ;)

A "novidade" de confirmar o PIN sem ter de se carregar no visto, apenas se aplica a quem use PIN como segurança do ecrã de bloqueio, nada tem a haver com a confirmação do PIN do cartão SIM, quem use desbloqueio facial ou por impressão digital no ecrã de bloqueio, não vai notar diferença nenhuma... com tanta coisa porreira que podiam ter incluído, foram logo optar por esta treta... mais uma vez, não vejo necessidade nenhuma da função (que só está prometida pela própria OnePlus desde o lançamento do OP5) que permite escolher a cor de acento que se quer ter de passar por fase beta, chega a ter a sua "piada", e se eu tiver em conta que a cor que pretendo usar é algo que o OP5 até já teve, então dá mesmo pra rir... :p

Ainda gostava de saber quem é que foi o "génio" da OnePlus, que achou que a cor do logótipo da própria marca devia ser substituída pela cor castanho, é realmente uma ideia de m...., perfeitamente representada pela cor escolheram... :rolleyes:

Last edited: Aug 24, 2018

20. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 27, 2018

youbi, Aug 27, 2018 :
    Eu acho que ainda não está finalizado o processo da passagem para o "treble", daí não ser referido, provavelmente como o próximo update deve ficar concluído. Mas isto sou a eu a falar de cor já que disto percebo pouco. :sweatsmile:

Na pratica é algo que ainda se usa, não tanto no op5, mas mais no op5T e op6, é que quando o face unlock falha (se estiver muito escuro), e tiveres o telefone na mesa e não te apetecer levanta-lo, muitas vezes acabas por usar o pin. :p

Acaba por ser daquelas coisas que acaba por ser sempre bem vinda.

Pois, isso deve vir junto com o restante pacote das mudanças de UI. :sweatsmile:

Não percebi bem, onde é que tens o logotipo castanho?