10
[OP5 e OP5T] O tópico para as duvidas/problemas com o vosso Oneplus 5/T

1. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 27, 2018

BrunoNRG, Aug 27, 2018 :
    Precisamente, não tens... Passou foi a haver cor de acento (agora chama-se cor do tema) castanho, em substituição da cor vermelho que antes estava disponível para escolha, pelo menos no OP5. Dizem as más línguas pela net que é golpe de marketing para justificar a compra da versão Star Wars, que tem cor de acento vermelho... a ser verdade, é um golpe muito fraquinho...

scp41 likes this.
  2. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 28, 2018

youbi, Aug 28, 2018 :
    Ahh, já percebi. :p

Antes havia vermelho? Não sei porquê mas tenho ideia que nunca ouve mesmo vermelho (era mais rosa ou afins) e que muitos sempre se queixaram dessa falta. Mas a verdade é que eu sou daqueles muito chatos que nunca se dá ao trabalho de mudar essas coisas. Por isso posso não ter reparado e estar a fazer confusão. :sweatsmile:

BrunoNRG likes this.
  3. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 28, 2018

BrunoNRG, Aug 28, 2018 :
    Havia, eu tenho screenshots disso mesmo, tanto no OP2 como no OP5, mas a dada altura, depois de um update, deixou de haver... se fizeres uma pesquisa sobre o assunto, vais reparar que existem inúmeros tópicos criados propositadamente para reclamar desta situação, até mesmo aqui no fórum, pelo menos no internacional.

Só para que não hajam confusões, a minha "guerra" pela cor de acento vermelho, nada tem a haver com preferências clubísticas, até porque, se toda a gente desse ao futebol a mesma importância que eu dou, os clubes estavam todos falidos... ;)

Gosto realmente da combinação das cores preto com vermelho (tanto que a skin que usei da Dbrand era nesses tons), e o aspecto de tudo aquilo (wallpapers / ícones / widgets / etc...) que tenho no OP5, como podes ver nos screenshots que postei, reflectem esse mesmo gosto.

É um pouco frustrante ter sido a própria OnePlus a retirar essa possibilidade após um update, e mesmo depois de tanto tempo, tantas reclamações e pedidos para corrigir isso, ainda nada tenha sido feito, incluindo cumprir com o que prometeram, que já foi lançado num update do programa beta mas nunca mais chega a um update stable, a roda / palete de selecção livre de cores de acento. Pode-se alterar isso com custom roms ou usando 3 aplicações (substratum + andromeda + ozone), mas parece-me absolutamente ridículo ter de pagar para contornar um problema criado pela OnePlus, que nunca foi resolvido por simples teimosia ou estupidez da própria marca...

scp41 likes this.
  4. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Aug 29, 2018

youbi, Aug 29, 2018 :
    Mais um update beta para o op5/t acadinho de chegar. Pelo tamanho do changelog parece que trás muitas novidades. :)

Aqui fica o quote official.

Honestamente como eu nunca me preocupei muito em mudar isso (e a que vem por defeito em azul até à ao meu gosto), não me recordo. Já só me lembro mesmo dos pedidos para porem isso no telefone. :D

@dsmonteiro Tu também és um dos que anda à procura disto à uns tempos, certo?

SLB, SLB, glorioso... :D :D

Agora mais a sério, eu apesar de ser do Benfica nos últimos tempos o tempo para ver jogos é tão pouco quer acho que na época passada não vi um único jogo completo. :sweatsmile: E este ano parece que vai pelo mesmo caminho.

Sim, o preto e vermelho funciona sempre muito bem. :)

Pelo menos agora parece que já está para breve, vamos ver quando é que isso acontece. :sweatsmile: De resto, hoje saiu hoje uma beta nova, dá uma vista de olhos para ver se te interessa e se te apetece dar o salto para o programa beta.

Last edited: Aug 29, 2018

pikota, Castro13 and BrunoNRG like this.
  5. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Aug 29, 2018

BrunoNRG, Aug 29, 2018 :
    Tu não tens tempo para ver, eu também não, e além disso nem sequer gosto de futebol :)

Resta saber, em termos quantitativos, quando será esse "para breve" da OnePlus... :rolleyes: Quanto ao beta program, pelo menos para já, vou esperar um pouco pra ver o que sai na rifa da próxima stable, não me quero andar a arriscar a ficar sem uma das ferramentas de trabalho, é que neste momento nem sequer me dá jeito repor o OP5. ;)

6. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 3, 2018

BrunoNRG, Sep 3, 2018 :
    Alguém conhece algum método ou aplicação que permita fazer backup das definições de telemóveis Android?

Pergunto isto, para poder repor essas mesmas definições, caso tenha de formatar o OP5, e depois queira usar as definições que tinha antes, sem a necessidade de ter de configurar tudo de novo manualmente

7. pikota Lollipop Moderator Sep 4, 2018

pikota, Sep 4, 2018 :
    Pelo que me tenho apercebido, o Google Drive já guarda alguma informação do dispositivo, quando configuras novamente a conta, algumas definições e dados já são repostos.

Que tipos de definições te referes?

BrunoNRG likes this.
  8. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 4, 2018

BrunoNRG, Sep 4, 2018 :
    Depois de repor o telemóvel, ao ligar pela primeira vez, se inserir os dados da conta Google onde fiz o backup, é-me dada a possibilidade de repor as definições guardadas no Drive?

Screenshot_20180904-093312.jpg

Refiro-me a todas as definições do próprio equipamento, as das aplicações nem tanto

9. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Sep 4, 2018

youbi, Sep 4, 2018 :
    Nestas coisas das informações guardadas ainda não é muito certo. Mas actualmente e por defeito a google já guarda muita coisa, desde o registo de chamadas e sms, ás passwords das redes wifi e walpaper que tinahs no telefone.

Mas a verdade é que ainda não é uma reposição a 100%.

Nesse aspecto (como disse em cima) guarda algumas coisas, mas não será tudo o que tinhas em mente seguramente. Mas a verdade é que normalmente não é dificil voltar a por a máquina novamente ao teu gosto.

De resto, tens também a app Oneplus switch para backups, que é possível que guarde alguma informação também. Agora se guarda tudo o que pretendias isso já não sei ao certo. Só usei uma vez e para ser sincero já nem me recordo ao certo da quantidade de coisas que veio repor.

BrunoNRG likes this.
  10. pikota Lollipop Moderator Sep 4, 2018

pikota, Sep 4, 2018 :
    @BrunoNRG, o @youbi disse tudo da mensagem anterior. :D
    Atenção que o Google Drive já consegue aplicar mais definições, como por exemplo, Walpappers usados, pastas, aplicações instaladas e mais algumas coisas. :)

BrunoNRG likes this.
  11. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 4, 2018

BrunoNRG, Sep 4, 2018 :
    @youbi
    @pikota

O que eu não queria era ter de passar novamente todas as definições do telemóvel, vezes sem conta, a pente fino para ficar tudo como tenho agora, mas provavelmente ainda não existe forma de contornar isso

12. pikota Lollipop Moderator Sep 4, 2018

pikota, Sep 4, 2018 :
    Isso não tens e é difícil de controlar por um motivo, as versões de Android são diferentes e nas próprias versões, há definições que umas têm e outras não.
    O grande problema de haver tanta personalização no Android depois trás estas situações de não conseguires gerir, nisso o IOS é aquilo e daquela forma.

13. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 4, 2018

BrunoNRG, Sep 4, 2018 :
    Mas eu não quero fazer isso entre versões Android diferentes, quero limpar o OP5 e, usar as mesmas definições que tenho agora na mesma versão e firmware que uso actualmente ;)

14. pikota Lollipop Moderator Sep 4, 2018

pikota, Sep 4, 2018 :
    Sim eu percebi, mas mesmo assim nao conheço nada que faça isso. :(

BrunoNRG likes this.
  15. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 9, 2018

BrunoNRG, Sep 9, 2018 :
    Por algum motivo, o feed de noticias do Chrome hoje decidiu aparvalhar, não apresenta qualquer resultado... já experimentei desinstalar (desactivar e voltar a versão de fábrica) e instalar de novo (actualizar para a versão mais recente), mas não resolveu... sugestões?

16. pikota Lollipop Moderator Sep 10, 2018

pikota, Sep 10, 2018 :
    Confirmas que tens instalado, a versão do Chrome que eles lançaram no aniversário dos 10 anos? O aspeto gráfico é igual ou está diferente do habitual?

17. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 10, 2018

BrunoNRG, Sep 10, 2018 :
    Tenho instalada a versão 68.0.3440.91, o aspecto é o normal.

Existe uma versão mais recente, https://www.apkmirror.com/apk/google-inc/chrome/chrome-69-0-3497-86-release/#downloads, nem sei qual é a mais indicada para o OP5

EDIT: Actualizei para a primeira versão indicada para Android 7 ou superior, realmente o aspecto agora é um pouco diferente, fica tudo mais arredondado:

Screenshot_20180910-183552.jpg

Mesmo assim o problema persiste, até mesmo na aplicação Google:

Screenshot_20180910-183035.jpg

EDIT 2: Acabei de descobrir que se alterar o idioma do OP5 para inglês, o feed de notícias no Chrome volta a funcionar (se voltar a alterar para português deixa logo de funcionar correctamente), embora as notícias sejam apresentadas em inglês:

Screenshot_20180910-213917.jpg

Já na aplicação Google, deixa tudo de funcionar (principalmente ao aceder ás configurações da app) ao alterar o idioma, diz que a aplicação deixou de responder, é que se eu tivesse modificado alguma coisa na conta google, até poderia ter alguma lógica este problema, mas é que não mudei rigorosamente nada:

Screenshot_20180910-214016.jpg

Last edited: Sep 10, 2018

18. pikota Lollipop Moderator Sep 11, 2018

pikota, Sep 11, 2018 :
    @BrunoNRG se o aspeto é o normal não é a ultima, a Google fez 10 anos na semana passada e lançou uma versão que muda um pouco o aspeto gráfico do Google Chrome.
    A versão que tenho no meu é 69.0.3497.86

BrunoNRG likes this.
  19. BrunoNRG Ice Cream Sandwich Sep 11, 2018

BrunoNRG, Sep 11, 2018 :
    Tal como disse (screenshot) no post anterior, essa é a versão que tenho agora instalada, o problema mantém-se, se alterar o idioma para inglês, fica resolvido mas, ao mudar novamente para português, volta a aparecer...

Acabei de chegar agora mesmo a casa, vou a testar a minha conta Google noutro telefone, para tentar perceber se o problema está associado à minha conta Google ou ao OP5.

É que agora também não sincroniza o Gmail... não me deixa desinstalar as actualizações dos Serviços do Google Play e o Android System WebView aparece desactivado, sem ninguém lhe ter mexido... se no A5 (onde estou agora a testar a minha conta) não tiver problemas com o que reportei, vou mas é copiar tudo o que tenho no OP5 para o PC e fazer uma limpeza / reposição de tudo ;)

pikota likes this.
  20. pikota Lollipop Moderator Sep 11, 2018

pikota, Sep 11, 2018 :
    Ok, não tinha percebido isso.
    Ia sugerir isso, faz factory, de certeza que resolve. :)

BrunoNRG likes this.