4
Tecnologia em 2019: Cloud gaming

1. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 20, 2019

dsmonteiro , Mar 20, 2019 :
    Forum - Cloud Gaming.png

Olá gente!

Com um dia de atraso, mas aqui está a edição desta semana do “Tecnologia em 2019”. Desta vez, e no seguimento da apresentação do Google Stadia, vamos abordar os serviços de streaming de jogos. Já vos tinha falado ao de leve sobre este tipo de serviço quando abordei os potenciais usos do 5G, mas com o crescente interesse neste tipo de serviços, parece-me bem abordar a atual oferta e partilhar a minha experiência com esta tecnologia.

Shadow
    Se seguiram a OnePlus na MWC19, este nome pode ser familiar. A Shadow foi a empresa responsável pela demonstração de cloud gaming que a OnePlus utilizou para apresentar o seu protótipo 5G.

Felizmente, tive a hipótese de experimentar a demo durante a feira e o Community Manager da Shadow partilhou comigo um mês gratuito do serviço para que o pudesse ficar a conhecer melhor. A experiência está perto de ser perfeita. Apesar da Shadow não estar oficialmente em Portugal e não possuir servidores próximos (importante para diminuir a latência), a verdade é que rapidamente me abstraí que estava a usar um computador que se encontra em Paris. O serviço é, no fundo, um gaming desktop com Windows 10 à distância onde se pode instalar os próprios jogos.

O mais interessante é não estar limitado a jogos, aliás, é o único da lista em que isto acontece. Por outro lado, a mensalidade chega aos 40€ (ou 30€ se subscrito por um ano). Apesar do valor ser bastante elevado, dá acesso a hardware que ultrapassa os 1000€ a partir de outros equipamentos mais baratos.

Steam Link Anywhere
    O Steam é um dos nomes mais conhecidos no mundo dos videojogos. Já era possível partilhar a biblioteca de jogos com outros equipamentos na mesma rede local, mas a semana passada a Valve anunciou que iria estender o serviço a equipamentos remotos, tornando o nosso computador num serviço de streaming de jogos. A funcionalidade só agora entrou em beta e por isso está longe de ser a melhor experiência, mas como não tem qualquer custo, não perdes nada em testar. Podes ler mais sobre o Steam Link Anywhere aqui.

Nvidia GeForce Now
    O serviço de streaming da Nvidia está ainda em closed beta, mas podes solicitar acesso antecipiado neste link. O preço final ainda não foi anunciado, mas fala-se de cerca de $25 por 20h, o que pode tornar alguns jogos bastante mais caros! Por isso, enquanto não passa a serviço comercial, mais vale aproveitar! ;)

Google Stadia
    Ontem foi a vez da Google anunciar o seu serviço de streaming de jogos. Ainda não há muitos detalhes, mas a Google fez questão de comparar o poder do Stadia com as consolas atuais, orgulhosamente afirmando que a performance do seu hardware equivale à soma da consola da Sony e da Microsoft.

A grande mais-valia do Stadia é permitir transformar qualquer ecrã numa consola com apenas um Chromecast. A gigante americana anunciou também o lançamento de um comando com botões dedicados para o Google Assistant e para o streaming direto para o YouTube. Podes ver mais informação sobre o serviço aqui.

Se quiserem saber mais sobre os primeiros três, façam favor de perguntar! Tenho os três instalados e tenho todo o gosto de partilhar a minha experiência.

E tu, vês-te a usar um serviço destes, principalmente tendo em conta o preço?

2. youbi
    Portuguese POC Assistant Head Moderator Mar 26, 2019

youbi , Mar 26, 2019 :
    Sem duvida que o futuro passa por aqui. É que com a massificação do acesso à internet com excelente sinal e em todo o lado (em que o 5G irá ter um papel muito importante), vai permitir que cada vez mais as coisas estejam centralizadas e não seja preciso andar a gastar fortunas em pc's ou consolas que depressa ficam desactualizadas.

Neste momento ainda está tudo muito verde, mas acredito que entre o fim deste ano e o inicio do próximo conseguiremos ver produtos mais polidos e que deixem o estado beta. Além disso outros gigantes como a Microsoft e a Sony (playstation) também se preparam para a luta. :)

Eu sou um daqueles que sem duvida estará interessado para dar o salto. A ideia de com um simples chromecast ou smart TV conseguir jogar os mais recentes jogos e com a qualidade no máximo é algo mesmo muito aliciante. :hearteyes:

pikota, dsmonteiro and dmtsilva81 like this.
  3. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 26, 2019

dsmonteiro , Mar 26, 2019 :
    Por momentos pensei que estivesses a partilhar o Apple Arcade. ;)

https://4gnews.pt/apple-arcade-servico-subscricao-jogos/

Mas sim, concordo contigo. A minha experiência com o Shadow vai muito nesse sentido. O hardware que eles disponibilizam custar-me ia bem mais de 1500€ (para nem falar que "nesse PC", tenho uma ligação gigabit que faz downloads a 100MB/s) e eles comprometem-se a mantê-lo atualizado.

30€ por mês parece muito à primeira vista, mas se pensarmos que podemos transformar um telemóvel (ou mesmo um portátil barato) num PC de topo por esse valor, se fizermos bem as contas, se calhar até compensa. É que até na electricidade se poupa!

pikota and youbi like this.
  4. PCesar.Cercal
    KitKat Apr 16, 2019

PCesar.Cercal , Apr 16, 2019 :
    Caríssimo, como já deves saber, a NOS disponibiliza já a tecnologia eSim em Portugal.
    Talvez fosse interessante que a marca aqui em causa, OnePlus, proporcionasse aos seus clientes, na sua atualização pie esse suporte nos seus dispositivos.

Fica a dica

5. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Apr 16, 2019

dsmonteiro , Apr 16, 2019 :
    Olá,

Por acaso não sabia, obrigado. eSIM pressupõe hardware específico. Não é algo que possa ser implementado com um simples update.

Ainda assim, posso perguntar porque gostarias de ver isso num telemóvel?

6. PCesar.Cercal
    KitKat Apr 16, 2019

PCesar.Cercal , Apr 16, 2019 :
    Não é um hardware específico, é o dispositivo eSim estar integrado na Motherbord. E sim, se louvamos os OnePlus como os supra sumo em preço qualidade e tecnologia eu esperava que o meu op3 tivesse essa nova tecnologia disponível, mas já verifiquei e não existe nenhum OnePlus com ela... Nem sabemos se virá algum.
    Mas já existe outras marcas com ela.

Sabes, tecnologia nunca e demais, é como ecra, camercâ etc, quando mais evoluídos melhor.. ou na seria necessário lançamento de novos modelos

7. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Apr 16, 2019

dsmonteiro , Apr 16, 2019 :
    Estar integrado na motherboard é precisamente isso: hardware específico.

O OnePlus 3 foi lançado em 2016. O eSIM só apareceu nos Pixel mais de um ano depois e nos iPhone em 2018.

Quanto ao argumento "tecnologia nunca é demais", aí discordamos. Cada vez me preocupo mais com a privacidade e não gosto muito da ideia de ter um cartão SIM que nunca pode ser removido e pode, em teoria, servir como uma porta de acesso ao meu dispositivo, sobre a qual não tenho qualquer acesso. Tendo o telemóvel suporte para dual SIM, simplesmente não vejo qualquer mais-valia na tecnologia, à excepção de potencialmente proteger o telemóvel no caso de roubo.

youbi likes this.
  8. PCesar.Cercal
    KitKat Apr 17, 2019

PCesar.Cercal , Apr 17, 2019 :
    E deves mesmo estar preocupado, pois representas uma marca chinesa.......

e nós também, como eu que até ao verão ainda a vou usar