8

Tecnologia em 2019: O ano para deixar a carteira em casa

1. dsmonteiro Community Consultant Community Expert Jan 29, 2019

dsmonteiro, Jan 29, 2019 :
    forum.png

Olá amigos,

Quem de nós nunca se esqueceu da carteira em casa e só se apercebeu que a tinha deixado para trás quando precisou pagar uma conta? Se há uns anos a carteira era a segunda coisa a pegar a seguir às chaves, hoje em dia, esse lugar tem vindo a ser ocupado cada vez mais pelo smartphone. E, ainda que não substitua a carteira na totalidade, pouco falta. São já várias as situações em que não é preciso tirar a carteira do bolso.

Pagamentos com o telemóvel
    Esta é possivelmente uma das principais razões para a carteira não ficar em casa. O dinheiro é fundamental para o nosso dia-a-dia. Se muita gente começa a optar por deixar as notas e moedas de lado, o fiel cartão de plástico é uma obrigação. Ou era. O MBWAY já existe há mais de três anos, mas só agora começa a ser uma presença assídua na vida dos portugueses. Cada vez mais terminais multibanco permitem o pagamento com esta tecnologia, seja por QR code, seja utilizando NFC. Para as situações em que o dinheiro real ainda é preciso, permite ainda levantamentos na rede Multibanco.

Com a expansão do Google na Europa, 2019 poderá também ser o ano em que finalmente o Google Pay estará disponível em Portugal, o que tornaria os pagamentos com o telemóvel ainda mais acessíveis.

Transportes públicos
    Lyft, mytaxi ou Uber são aplicações que fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, mas para quem recorrer à rede de transportes públicos, o passe, a senha ou cartão de viagens são ainda uma realidade. Contudo, no Porto, a empresa responsável pelo sistema de metro permite substitui-los pelo telemóvel. O Anda é uma aplicação lançada em meados do ano passado que permite usar o telemóvel como forma de pagamento dos transportes públicos no Porto.

Cartões de fidelização
    São várias as lojas que apostam nas aplicações de telemóvel como alternativa aos cartões de fidelização físicos. São exemplos disso a FNAC e o Continente. No caso do último, permite não só substituir o cartão, como também aqueles cupões que temos de levar connosco. Para todos os outros cartões baseados em códigos de barras, usar a Shelf do Oxygen OS é também uma opção.

Cartão de cidadão
    Não, o telemóvel (ainda) não funciona como documento de identificação. Contudo, durante o ano passado, o governo português lançou a Chave Móvel Digital, permitindo assim o acesso a sites governamentais e outros sem a necessidade do cartão do cidadão e respetivo leitor. Para isso, basta utilizar o telemóvel para receber um PIN de acesso. O sistema permite ainda a assinatura digital de documentos.

Nem tudo são rosas, claro. Com tudo isto, ficamos ainda mais reféns do telemóvel e daquela bateria que parece sempre falhar quando mais precisamos dela. Perder o smartphone traz também uma dor de cabeça acrescida.

E tu? Tens reservas na utilização do telemóvel como método de pagamento ou identificação ou vês-te a deixar a carteira em casa num futuro próximo? Deixa a tua opinião e na próxima semana vamos anunciar um participante aleatório para receber um prémio!

Para os nossos amigos do outro lado do Atlântico fica ainda a questão: qual é a situação no Brasil? Quanto do que está dentro da vossa carteira pode ficar em casa?

Never Settle.

Castro13, David Y., jpmac and 5 others like this.
  2. youbi Portuguese POC Assistant Head Moderator Jan 29, 2019

youbi, Jan 29, 2019 :
    Bom artigo. :)

Sim, a verdade é que cada vez mais se vai melhorando as tecnologias e a opção de pagamento com telefone vai ficando mais simples, logo com tendência a ser mais usada. Pessoalmente ainda só o usei mais para ver se dava do que mesmo por opção recorrente. E é sempre engraçado como os da loja ainda acabam por olhar para ti. :p É sempre com a cara de quem está a ver um ET. :p É que ainda não é assim tão comum, por isso acabam por estranhar. :D

Mas, sim, com o tempo acredito que se vá banalizar e que comece a representar um bom número de operações, especialmente se vier com taxas de utilização mais baixas para os comerciantes, em que passarão a ser eles os incentivadores do metódo de pagamento.

atenaa and dmtsilva81 like this.
  3. dmtsilva81 Honeycomb Jan 29, 2019

dmtsilva81, Jan 29, 2019 :
    Mais um excelente tópico @dsmonteiro :D

"Quase" que cada vez mais importante é levar o telefone do que a carteira.
    O MBWAY realmente elevou a fasquia no que diz respeito aos pagamentos(cada vez mais comerciantes aderem) levantamentos no MB, parecemos aliens com o telefone na mão a levantar dinheiro. É de rir....
    Nas jogatanas que faço uma vez por semana, já não há o problema dos trocos. O pagamento é feito por MBWAY através do enviar dinheiro. Ufa sempre a caça de trocos....acabou!
    Apesar de pelo que li parecer não ser oficial, existe uma app chamada id.gov.pt que vi aqui, não sei se poderá substituir a fundo os documentos físicos, no entanto no site oficial diz "Aplicação oficial de acesso a documentos digitais emitidos pelo Estado Português". Terá a sua validade....presumo eu.

Cada vez mais o objeto principal é o smartphone! Mas ainda existe aquele mercado tradicional que senão tiveres dinheiro não te serve a tecnologia de ponta!
    Tudo a seu tempo!

atenaa, youbi and dsmonteiro like this.
  4. dsmonteiro Community Consultant Community Expert Jan 29, 2019

dsmonteiro, Jan 29, 2019 :
    Uau, essa escapou-me!

A app é oficial, falta só saber se substitui legalmente a utilização dos documentos físicos. Entretanto instalei (funciona bem) e mandei um email com um pedido de esclarecimento. Assim que receber e se de facto servir como documento de identificação atualizo o tópico.

dmtsilva81 likes this.
  5. dmtsilva81 Honeycomb Jan 29, 2019

dmtsilva81, Jan 29, 2019 :
    Certo, tudo me leva a crer que sim. Mas as autoridades em PT são marretas...por isso a advertência. Eram menos dois documentos na carteira Cartão de Cidadão e Carta de Condução.

[e]1f44c[/e]

dsmonteiro likes this.
  6. felipemendes Jelly Bean Jan 29, 2019

felipemendes, Jan 29, 2019 :
    Vou falar primeiro dos EUA, e depois do meu querido Brasil.

Nos EUA, é impressionante o atraso em questão de pagamento físico, na loja. Até hoje não vi nenhum lugar onde se precisa digitar a senha pra usar cartão de crédito: é tudo impresso e assinado. Mesmo no Brasil não se usa mais essa modalidade há anos.

Nos últimos tempos, tenho conseguido cada vez mais pagar com o smartphone. Ainda assim, não posso confiar que qualquer loja aceite. É estranho, porque quase todas as máquinas de cartão possuem o símbolo de pagamento, mas poucas têm o recurso habilitado. E, onde tem, o pessoal não é treinado pra usar.

No Brasil, o cartão ainda é o principal método. Há menções honrosas, como o metrô que permite usar o celular pra comprar o cartão físico, mas não há um app que faça o dispositivo ser usado como cartão. O título de eleitor é outro app digno de nota, que dispensa o título de eleitor físico - embora, caso o eleitor saiba qual é seu lugar de votação, não precisa de título de eleitor de qualquer forma.

7. atenaa Jelly Bean Jan 29, 2019

atenaa, Jan 29, 2019 :
    Fantástico tópico @dsmonteiro ;)

Eu utilizo o MBWay para fazer compras online naqueles sites que todos conhecemos (não sei se os posso mencionar aqui :p). Já utilizava o anterior MBnet. Estes cartões de crédito virtuais são fantásticos porque são usados para aquela compra e desaparecem. Eu posso estar enganada, mas sempre achei perigoso colocar o número do cartão de crédito físico num site para fazer uma compra. E é esta ideia que me faz usar o MBway apenas no pc de casa e nunca no telemóvel. :oops::D Se há imensos avisos para termos o cuidado de instalar firewalls nos nossos computadores, ainda não me sinto segura colocar o acesso à minha conta bancária num aparelho que não tem nenhuma protecção instalada e que posso perder ou ser-me roubado. É claro que eu tenho ativos os sistemas de segurança para entrar no meu OP3 (impressão digital, por exemplo), mas é só. Devemos ter cuidado com o que instalamos no telemóvel mas hoje em dia, já quase o usamos como no pc, abrindo toda a espécie de sites. Muitos sites estão sempre a abrir popups de publicidade que muitas vezes clicamos sem querer. Ou então abrimos os emails que podem conter anexos perigosos sem que tenhamos firewall para aviso.

Eu sei que já pareço uma mulher das cavernas a falar. :tearsofjoy: Para já ainda levo a carteira para fazer compras mas este futuro agrada-me muito. Só preciso sentir mais confiança e depois ninguém me pára!:p:sweatsmile:

Last edited: Jan 30, 2019

dmtsilva81, dsmonteiro and youbi like this.
  8. dmtsilva81 Honeycomb Jan 31, 2019

dmtsilva81, Jan 31, 2019 :
    Além de deixar a carteira em casa, também seria bom poder deixar o portátil em casa, chegar ao trabalho ligar o Oneplus a uma dock e poder trabalhar como se de um portátil se tratasse. Neste caso seria provavelmente uma experiência Chrome OS.
    Pegando no exemplo da Microsoft com o Continuum, por acaso tive a sorte de experimentar, funcionava muito bem.
    Acho que seria engraçado ver a Oneplus apostar em algo, cada vez mais os smartphones começam a ter capacidades de armazenamento grandes e são dotados de excelente hardware.
    Não sei se a Dex é compatível com os Oneplus, já li algures que não era...

O que vos parece?

youbi and dsmonteiro like this.
  9. dsmonteiro Community Consultant Community Expert Jan 31, 2019

dsmonteiro, Jan 31, 2019 :
    Isso é algo que eu já sonho há imenso tempo, desde os tempos do Ubuntu Touch e depois com o Remix OS. O novo sistema operativo da Google, o Fuschia, vai ser feito de origem para funcionar com vários formatos de dispositivos, falando-se que vá substituir tanto Android como Chrome OS.

O iOS também está cada vez mais próximo do OSX e fala-se mesmo que a Apple vai abandonar os processadores x86 e passar a usar só chips semelhantes aos dos telemóveis e tablets. Mais uma vez, a convergência parece algo positivo.

Por outro lado, o Windows já funciona em processadores Snapdragon, permitindo mesmo emular aplicações x86.

Com tudo isto, quero dizer que o potencial está lá e, quando um dos três grandes o fizer, toda a indústria irá atrás.

youbi and dmtsilva81 like this.
  10. dmtsilva81 Honeycomb Jan 31, 2019

dmtsilva81, Jan 31, 2019 :
    Sim sem dúvida. Vamos esperar para ver o que aí vem! :D

11. dsmonteiro Community Consultant Community Expert Feb 1, 2019

dsmonteiro, Feb 1, 2019 :
    Já obtive resposta da Agência para a Modernização Administrativa:

"Atentos à sua questão, que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a aplicação id.gov.pt da Administração Pública permite-lhe guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à Chave Móvel Digital.

Mais informamos que a imagem ou o pdf produzido pela aplicação id.gov.pt é devidamente certificado por uma entidade oficial.

No entanto, esta certificação não se sobrepõe ao dever de posse do documento físico, quando exigido, nos termos legalmente estabelecidos, por exemplo para identificação sempre que se encontre em lugares públicos, abertos ao público ou sujeitos a vigilância policial ou quando conduza um veículo a motor na via pública.
    "

Ou seja, trocando por miúdos, a aplicação não serve para nada ou quase nada.

dblaster, dmtsilva81 and atenaa like this.
  12. dmtsilva81 Honeycomb Feb 1, 2019

dmtsilva81, Feb 1, 2019 :
    Já imaginava, mas é mais uma daquelas para encher, criam a app para guardar cartões apenas??? para isso usava uma onde guardo outros cartões...
    Se é certificado por uma entidade oficial bem que podiam ter validade, mas pronto é o país onde vivemos.

Obrigado pelo esclarecimento @dsmonteiro

atenaa and dsmonteiro like this.
  13. atenaa Jelly Bean Feb 1, 2019

atenaa, Feb 1, 2019 :
    @dsmonteiro Obrigada por deixares o feedback da AMA (Agência para a Modernização Administrativa).

Faço minhas as palavras do @dmtsilva81. Eu também não esperava uma resposta diferente. Aliás, ficaria admirada se o fosse. Mas como a aplicação ainda é recente pode ser que, num futuro relativamente próximo (?), poderemos usar a app para nos identificarmos. É que quase com toda a certeza a maioria dos organismos/autoridades desconhecem por completo esta funcionalidade.

youbi and dmtsilva81 like this.
  14. dblaster Honeycomb Feb 1, 2019

dblaster, Feb 1, 2019 :
    Eu sempre que compro telemóveis tenho o cuidado de ter NFC. Agora que Lisboa vai ter transportes a usar telemóveis para pagamento de viagens ocasionais e quiça o passe mensal. Mbway e afins. Cada vez.menos quero ter cartoes no bolso. É só cartão de cidadão e pronto.

dsmonteiro, youbi and dmtsilva81 like this.
  15. André Quelhas Eclair Feb 4, 2019

André Quelhas, Feb 4, 2019 :
    Ainda não deixo a carteira em casa. Mas gostava que 2019 fosse o ano. E pudesse pagar tudo com o meu OnePlus 7 [e]1f609[/e]

youbi and dsmonteiro like this.
  16. dblaster Honeycomb Feb 7, 2019

dblaster, Feb 7, 2019 :
    @André Quelhas já é possivel com o mbway e cada vez mais ha sitios que o aceitam. para alem disso podes dar sugestoes para eles convencerem a aderir a essa modalidade.

17. raludial Donut Feb 8, 2019

raludial, Feb 8, 2019 :
    Agora há bancos a querer cobrar para utilizar o mbway, o que é só ridiculo. Por acaso uma coisa bastante interessante é a "força" do chip nfc do Oneplus 6. Antes tinha um Galaxy S8 e tinha muito mais dificuldade em usar o nfc.

dmtsilva81 and dsmonteiro like this.
  18. raludial Donut Feb 8, 2019

raludial, Feb 8, 2019 :
    Isso é só ridiculo. Eu sou advogado e trabalho principalmente com a área tecnológica e adoro a forma como estas agências e entidades públicas fazem as coisas por metade. Parece que querem dar um ar estupidamente techy, mas ao mesmo tempo não conseguem executar a ideia de forma a que seja efectivamente útil para a sociedade.

dmtsilva81 and dsmonteiro like this.
  19. dmtsilva81 Honeycomb Mar 20, 2019