3
Tecnologia em 2019: O fracasso ou o sucesso dos smartwatches

1. dsmonteiro Community Consultant Community Expert Feb 19, 2019

dsmonteiro, Feb 19, 2019 :
    Forum - smartwatches.png

Olá amigos!

O smartwatch está longe de ser uma novidade. O primeiro smartwatch a correr Android Wear foi lançado há 5 anos. Há mais tempo ainda, em 1982 era possível ver TV no relógio (a Wareable fez uma linha temporal com alguns predecessores curiosos do smartwatch moderno). Contudo, o tópico lançado pelo @hugocorreia78 com a análise ao seu novo relógio e os rumores que a Google poderá finalmente lançar um Pixel Watch levaram-me a abordar este tema. Mas porquê falar disso nesta séria?

Um pouco de história
    A Samsung foi a primeira a lançar um smartwatch, em setembro de 2013. A Google anunciou o Android Wear em março de 2014 e, com ele, vieram uma série de modelos de vários fabricantes, encabeçados pela Motorola. A Apple juntou-se à festa em 2015.

Se inicialmente havia um grande entusiamo neste novo formato, as vendas rapidamente começaram a arrefecer, sendo a Apple a única a conseguir impôr-se no mercado.

upload_2019-2-19_17-34-8.png
    https://www.statista.com/statistics/381696/wearables-unit-sales-forecast-united-states-by-category/

Com a diminuição de vendas, vários fabricantes optaram por sair de cena, como foi o caso da Motorola, Sony ou Asus. Por outro lado, outros simplesmente decidiram nem arriscar, sendo exemplos disso a HTC ou a própria OnePlus.

Entretanto o Android Wear passou a Wear OS, recebeu várias atualizações mas nenhuma marca parecia conseguir impôr-se no mercado.

E hoje?
    Depois de muitos avanços e retrocessos, duas marcas parecem, acima de todas as outras, manter o ecossistema Wear OS vivo: A Mobvoi e a Fossil. A Mobvoi, uma empresa chinesa focada na inteligência artificial, trouxe para o mercado smartwatches a preços significativamente mais baixos que a competição, democratizando o acesso a esta tecnologia. Por outro lado, a Fossil, uma conhecida marca de relógios, criou várias parcerias com múltiplas marcas do mundo da moda, como foi o caso da Michael Kors, abrindo assim portas a novos mercados.
    Ainda assim, e apesar dos esforços das duas marcas acima referidas, o Wear OS vive dias difíceis. Para contrariar isso, a Google comprou uma tecnologia não mencionada à Fossil por 40 milhões de dólares, levando aos rumores que um Pixel Watch possa estar perto. A Google já confirmou que essa tecnologia será integrada no Wear OS e disponibilizadas a outros parceiros.

Dito isto, 2019 é o ano que pode definir o mercado dos smartwatches. O potencial lançamento do Pixel Watch é visto por muitos como uma potencial tábua de salvação para esta plataforma. A adoção destes equipamentos pelos consumidores depende claro de múltiplos fatores. O diminuto ecrã faz com que o interface seja difícil de otimizar enquanto que o tamanho dos relógios faz com que as baterias durem menos que o desejado. Se há marca que poderá conseguir avanços nestas áreas é a Google.

Ficam as perguntas da praxe:
    • Usas atualmente um smartwatch? Qual é a tua opinião sobre eles?
    • Se não, vês-te a comprar um? Porquê / Porque não?
    • E se a OnePlus lançasse um smartwatch, ponderarias comprar? (não, não sei de nada, é só para tornar a discussão mais interessante ;) )

pikota, hugocorreia78 and dmtsilva81 like this.
  2. dmtsilva81 Honeycomb Feb 19, 2019

dmtsilva81, Feb 19, 2019 :
    @dsmonteiro Excelente tópico, para não variar :)

Atualmente uso o smartwatch da Mobvoi o Ticwatch Pro. Já fui utilizador do Mobvoi Ticwatch E, o meu primeiro foi o Motorola 360 1st Gen.
    Como já referi no tópico que o @hugocorreia78 abriu de review ao Ticwatch Pro, bem elaborado, para mim é um complemento ao smartphone.
    O que me fez mudar entre os dois modelos da Ticwatch, foi a possibilidade de aumentar a bateria com essential mode presente no Ticwatch Pro. O fato de ter dois ecrãs ajuda a esta poupança de bateria.
    Carregar o relógio de 2 em 2 ou 3 em 3 dias é bem melhor que dia a dia.
    A possibilidade de resposta rápida a algumas notificações em vez de pegar no smartphone, são pequenas ações que me facilitam o dia a dia. O tamanho do relógio, gosto de relógios grandes, parece um relógio :)
    Seria interessante ver a Oneplus apostar nesta área. Ficaria a dúvida se apostaria no Wear OS ou se faria um software proprietário.
    A ver vamos, a entrada da google nesta área será sempre vista com grande ansiedade. Espero que venham boas novidades e que haja a possibilidade dos atuais Wear OS serem atualizados para o que a google lançar :D

3. felipemendes Jelly Bean Feb 19, 2019

felipemendes, Feb 19, 2019 :
    Eu acho que há um problema muito grande com os smartwatches atuais: a necessidade de carga diária ou a cada dois dias. A experiência de me preocupar com a bateria do relógio, além da bateria do telemóvel, é um pouco demais na minha opinião. Creio que este seja o maior entrave na aceitação dos smartwatches.

Dito isto, eu uso um "smartwatch" da Garmin. Ele é muito mais limitado que um WearOS, mas que atende minhas necessidades: conta numero de passos, batimentos cardíacos, excercícios, mostra notificações e me permite controlar minha música. Tem uma versão que permite armazenar músicas no smartwatch, mas não possuo este.

A melhor coisa dos da Garmin, na minha opinião, é justamente porque eu posso carregar o smartwatch uma vez por semana, ao invés de diariamente. Além disso, a carga completa é bem rápida, carregando de 20% a 100% em cerca de 20 minutos. E mesmo depos de uma atividade esportiva com uso de GPS, a bateria dura até o fim do dia. Isso com a tela completa, visível 100% do tempo. Acho este outro problema dos smartwatches: ou a tela apaga, ou é uma tela simplificada, que precisa ser tocada pra mostrar toda a informação.

Com os comentários acima, já respondi as perguntas 1 e 2.

Sobre a pergunta 3, não compraria, mas só porque não compraria nenhum dos atuais. Mas eu estaria interessado em modelos com menos recursos, com maior autonomia.

dsmonteiro and dmtsilva81 like this.
  4. hugocorreia78 Gingerbread Feb 19, 2019

hugocorreia78, Feb 19, 2019 :
    Belo tópico.
    Com a diminuição dos preços dos smartwatch e maior fiabilidade dos mesmos acho que é um mercado que dá para explorar ainda muito. Além do mais um smartwatch é muito mais que um simples relógio.
    Com o possível investimento da Google no mercado dos smartwatch, o sistema android vai melhorar, os preços baixar, haver mais concorrência, o despertar do interesse dos investidores e clientes.
    Agora, assim como muita tecnologia surgiu e pensávamos que irá ser o futuro (diskete, VHS, minidisk, vinyl, etc) e desapareceu, apenas podemos concluir que o futuro é inserto e as tendências são como as modas...vem e vão!

dsmonteiro and dmtsilva81 like this.
  5. dsmonteiro Community Consultant Community Expert Feb 20, 2019

dsmonteiro, Feb 20, 2019 :
    Pois, essa é também a minha opinião. A principal razão pela qual desisti (mesmo que temporariamente) dos smartwatches, é não querer ter que carregar mais um dispositivo todos os dias. Eu sei que poderia carregar durante a noite, mas aí perdia a capacidade de sleep tracking. Neste momento tenho o Amazfit Bip por causa da bateria, mas devo admitir que preferia ter mais funcionalidades, como as que se encontram num que corra Wear OS.

felipemendes and pikota like this.