6
Tecnologia em 2019: Vamos falar do Android Q

1. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 12, 2019

dsmonteiro , Mar 12, 2019 :
    Forum-androidq.png

Olá pessoal!

Com os rumores que a primeira Beta do Android Q está para breve, a conversa em torno da próxima grande atualização do sistema operativo da Google começa a aquecer. Embora o que seja esperado na próxima quarta-feira seja apenas uma Developer Preview, longe de ser estável suficiente para ser usada com confiança no dia-a-dia, é suficiente para nos abrir o apetite!

O que sabemos
    Já em janeiro, a XDA pôs as mãos num Android 3 XL com uma build numa fase bastante inicial, sendo possível ficar já a saber algumas das novidades que provavelmente virão com a nova atualização. Mais recentemente, ficou-se a saber que o programa Beta da Google irá abranger mais fabricantes e potencialmente mais dispositivos por cada um deles.

- Tema escuro
    Embora seja algo que muitas ROMs já possuem, nomeadamente a OxygenOS, parece que finalmente o Android vai receber suporte nativo para um tema escuro em todo o interface. Ainda que seja algo que já esteja presente em telemóveis OnePlus, poderemos sair beneficiados na mesma, uma vez que esta nova funcionalidade eventualmente irá permitir que o tema seja aplicado mesmo em aplicações desenvolvidas por terceiros.

- Alterações nas permissões
    A segurança e privacidade são cada vez mais algo que os consumidores têm em conta. Com isso em mente, a Google está a apostar em melhorar a forma como as aplicações têm acesso a permissões, conseguindo com isso diminuir a forma como apps menos sérias acedem aos nossos dados.

- Modo Desktop
    Esta funcionalidade ainda não se encontrava ativa quando a XDA testou o dispositivo, mas foram encontradas várias pistas referentes a um modo Desktop. Ainda assim, ainda não é tempo para festa, uma vez que outras funcionalidades surgiram muito antes no código do que efetivamente nos dispositivos (como foi o caso do tema escuro)

- Novos gestos
    Já em fevereiro, a XDA lançou um novo artigo a dar conta de uma possível alteração aos gestos de navegação, fazendo desaparecer o botão 'back' e tornando a animação mais fluída.

O que não sabemos
    A lista do que não sabemos é significativamente maior, uma vez que mesmo as funcionalidades acima descritas podem acabar por desaparecer até ao lançamento da versão estável. Isso também nos permite discutir duas questões bastante interessantes:

• Que funcionalidades novas querem ver no Android 10?
    • Que sobremesa começada por Q deve dar nome a esta nova versão? Eu deixo a minha sugestão: Queijo com Marmelada! :D

pikota, meatandy, Kromo and 3 others like this.
  2. dmtsilva81
    Honeycomb Mar 13, 2019

dmtsilva81 , Mar 13, 2019 :
    Boa "discussão" e excelente tópico @dsmonteiro.
    A cada nova versão do android, cada vez mais depressa se sabe das funcionalidades, os leaks ou a tentativa de adivinhar cada vez existe mais.

Realmente uma das funcionalidades que mais me agrada e espero que chegue é o desktop mode. Já a possibilidade de usar num smartphone da Microsoft e a praticabilidade era excelente.

Mais controlo sobre o que as aplicações sabem e retiram de nós é uma componente importante num ambiente cada vez mais digital.

O darkmode chegar a cada vez mais Apps também é algo que vejo com bons olhos :)

A sugestão para o nome parece me bem Queijo com marmelada, voto nessa opção :D

dsmonteiro likes this.
  3. mguerreiro10
    Honeycomb Mar 13, 2019

mguerreiro10 , Mar 13, 2019 :
    Mais uma vez, é aguardar para ver. Para já (e até porque tenho estado um pouco afastado destes temas) não vou tecer grandes comentários sobre o que irá integrar o Android Q. Uma coisa é certa: a segurança dos dados e a limitação de acesso por apps "duvidosas" serão de certeza um tema forte.
    Nem sei muito bem o que gostaria de ver neste novo OS... vou esperar um pouco para ver.

Quanto à sobremesa acho que a tua sugestão é óptima mas deixo mais uma possibilidade... Quindim :D

dmtsilva81 and dsmonteiro like this.
  4. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 14, 2019

mguerreiro10, Kromo and dmtsilva81 like this.
  5. ScareCloud
    Eclair Mar 24, 2019

6. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 26, 2019

dsmonteiro , Mar 26, 2019 :
    This is a Portuguese post for the Portuguese community. Still, you're free to use Google translate and join in. ;)

ScareCloud likes this.
  7. pikota
    Marshmallow Moderator Mar 31, 2019

pikota , Mar 31, 2019 :
    Mais um excelente artigo @dsmonteiro. :)
    Além das novas funcionalidades que vão ficar disponíveis na nova versão do Android Q, gostava é que o aspeto do Android fosse renovado, acho, uma imagem gráfica nova e melhorada.

dsmonteiro likes this.
  8. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 31, 2019

dsmonteiro , Mar 31, 2019 :
    Pelo que foi visto até agora, as alterações nesse campo são mínimas. Mas a verdade é que simplesmente instalando um launcher é possível mudar completamente grande parte do que é visto no dia a dia.

9. pikota
    Marshmallow Moderator Mar 31, 2019

pikota , Mar 31, 2019 :
    E verdade, mas eu gosto que venha de origem essas alterações, não gosto de instalar uma APK só para esse efeito.