5
Tecnologia em 2029: Imagina o futuro

  1. dsmonteiro
    Community Consultant Community Expert Mar 5, 2019

    dsmonteiro , Mar 5, 2019 :
    Forum-2029.png

    Olá malta!

    Não, não é um erro ortográfico. A edição desta semana de "Tecnologia em 2019" é dedicada ao futuro, mais precisamente a uma década de agora.

    No seguimento da minha passagem pela MWC19™, pensei no que hoje é a realidade no mundo da tecnologia, como isso se compara com o que nós experienciámos há uma década atrás e como seria um exercício interessante tentar projetar o que será o nosso dia-a-dia no que toca a tecnologia daqui a dez anos.

    Olhando para 2009
    Se olharmos para o HTC Hero, lançado há uma década, e o compararmos com um telemóvel atual, por exemplo o OnePlus 6T, a diferença entre os dois é enorme e no entanto tão pequena. Por um lado, a performance é marcadamente diferente, com os telemóveis atuais a provavelmente ultrapassar os melhores computadores da altura, mas, por outro, os dispositivos em si não são assim tão diferentes. Claro, os ecrãs, câmaras e outros componentes tornaram-se muito melhores, mas a fórmula foi apenas refinada, apenas mudando coisas o número de botões físicos (e câmaras) e o rácio entre o corpo do telemóvel.
    Se no hardware houve uma evolução, no software deu-se uma revolução. Os avanços na internet e na inteligência artificial tornaram possíveis coisas que há dez anos provavelmente acharíamos apenas fazer parte do domínio da ficção cientifica. Os nossos telemóveis são capazes de identificar e catalogar pessoas, objetos ou comidas nas nossas fotos para que possamos encontrar aquela foto de sushi que queremos mostrar a um amigo, é capaz de atender as nossas chamadas por nós se achar que se trata de publicidade ou de ligar para um restaurante para fazer uma reserva. Se há uma década as nossas memórias eram registadas em fotos (de qualidade duvidosa), hoje tudo pode ser imortalizado em vídeo, com a Google a oferecer armazenamento ilimitado para todas as nossas memórias. A chamada e o SMS, tão comuns em 2009, tornam-se hoje cada vez mais raros, dando lugar a serviços como o WhatsApp para mensagens e vídeo. Jogos como o PUBG ou o Fortnite eram praticamente impossíveis num PC e hoje temo-los no bolso.
    A internet mudou também a forma como nos relacionamos, com um crescimento exponencial das redes sociais e o aparecimento de apps como o Tinder.

    Imaginando o mundo daqui a 10 anos
    Hoje começamos a ver tecnologias que finalmente conseguem mudar de uma forma significativa a forma como os fabricantes imaginam o telemóvel (ou o seu substituto). Ecrãs dobráveis ou câmaras escondidas por detrás deles vão-se tornar cada vez mais frequentes. Igualmente, o 5G poderá vir a mudar a forma como pensamos a tecnologia.
    Se hoje dependemos do processador do nosso telemóvel para muito do que nele acontece, o 5G vai de certo mudar esse paradigma na próxima década. Os nossos dispositivos vão ser cada vez mais apenas uma extensão da internet, passando o processamento de jogos e aplicações a acontecer com maior frequência na cloud. A capacidade dos nossos dispositivos estará apenas limitadas pela nossa ligação à internet.
    Os assistentes pessoais como o Google Assistant ou a Siri vão ter cada vez um papel maior nas nossas vidas, sendo impossível em dez anos distinguir uma conversa com um assistente desses de uma conversa com outro ser humano.
    As previsões acima mencionadas levarão a uma mudança do que o telemóvel é hoje. Os ecrãs voltaram a diminuir, dando lugar a mais interações de voz e a outros formatos como relógios ou óculos de realidade aumentada.
    Iremos estar cada vez mais conectados mas, infelizmente creio que também a um crescimento do sentimento de isolamento, em que as interações reais dão lugar a interações virtuais.


    E tu, como imaginas o mundo tecnógico daqui a 10 anos? Mudado para melhor ou para pior?
     

    #1
    atenaa, dmtsilva81, Dr. Who and 2 others like this.